sábado, 4 de janeiro de 2014

Desculpa lá Ronaldo!

Para Cristiano Ronaldo será sem dúvida uma grande honra receber a condecoração. Cristiano Ronaldo é um enorme exemplo como atleta e desportista, e não está em causa o seu mérito. Para Cavaco, atribuir tal condecoração, é sobretudo uma tentativa de desviar as atenções da porcaria que tem feito pelo País, é tentar granjear alguma simpatia e popularidade com o acto de condecorar o maior desportista português da actualidade. Mas Cavaco Silva apenas conseguiu gerar um aumento geral da repulsa que os portugueses sentem por si. Talvez hajam alguns que consigam sentir uma desprezível compaixão pelo presidente, mas é o máximo que lhe podem dedicar. Alguém aconselhou Cavaco a anunciar estrategicamente a condecoração de Ronaldo, logo após a mensagem de Ano Novo. Talvez servisse para digerir os efeitos da mesma. Logo o povo se esquecia, inebriado perante o eminente brilho da condecoração do galáctico. Mas não, o povo não esquece.

Publico um desabafo que encontrei na caixa de comentários da notícia da "condecoração" e que diz simplesmente tudo. Desculpa lá, Ronaldo. Eu sei que não mereces.

"Concordo plenamente com o Presidente da República em premiar Cristiano Ronaldo como símbolo do país. Mas não vejo nesta condecoração um elogio, vejo uma crítica inesperadamente feroz ao estado do país. Na verdade, Cristiano Ronaldo simboliza um sistema educativo frágil e um elevado índice de iliteracia, simboliza uma certa tendência portuguesa para o populismo e o culto da personalidade, simboliza os milhares de portugueses que tiveram de emigrar para serem reconhecidos ou bem sucedidos na vida, simboliza o novo-riquismo e o aumento obsceno da distância entre os muito ricos e os muito pobres, etc."   Bartleby - 03/01/2014, 13:49.

[info: Público]

Sem comentários: