segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Aldous Huxley na Antígona


"Admirável Mundo Novo" é uma parábola fantástica sobre a desumanização dos seres humanos. Na utopia negativa descrita no livro, o Homem foi subjugado pelas suas invenções. A ciência, a tecnologia e a organização social deixaram de estar ao serviço do Homem; tornaram-se os seus amos. Desde a publicação deste livro, o mundo rumou a passos tão largos na direcção errada que, se eu escrevesse hoje a mesma obra, a acção não distaria seiscentos anos do presente, mas somente duzentos. O preço da liberdade, e até da simples humanidade, é a vigilância eterna.

Aldous Huxley

Edição especial da famosa distopia de Aldous Huxley sobre uma sociedade totalitária do futuro, regida pela tecnologia e pelo materialismo e sob a máscara da democracia e da felicidade. Inclui um prefácio de Manuel Portela e a carta enviada pelo autor a George Orwell, aquando da publicação de 1984. 

(fonte: Bertrand)




Numa radiosa manhã de Maio, em 1953, Aldous Huxley tomou pela primeira vez quatro décimos de grama de mescalina, dissolvidos em meio copo de água, sentou-se e aguardou os seus efeitos. Pouco depois, tudo o que o rodeava se transformou. Eis a génese de "As Portas da Percepção" (1954), um dos textos mais inspiradores para a contracultura americana dos anos 60. Registo minucioso de alterações sensoriais e ensaio filosófico que aborda os efeitos libertadores desta substância alucinogénica, é uma obra visionária sobre o funcionamento da mente e o desejo de transcendência do ser humano. Esta edição inclui ainda "Céu e Inferno" (1956), que explora a história e a índole de experiências transcendentais.

(fonte: Antígona)

3 comentários:

Anónimo disse...

http://www.forum.fequimfar.org.br/Anexos/admiravel_mundo_novo.pdf


Anónimo disse...

Bingo, 9 obras em pdf - http://pensamentosnomadas.wordpress.com/2013/06/30/9-obras-de-aldous-huxley-em-portugues-pdf/

carlos disse...

Obrigado. ;-)