sexta-feira, 20 de julho de 2012

Não dá para pôr os submarinos a apagar os fogos?!?


Ano após ano, quando chega mais ou menos a esta altura, o País, estranhamente, desata a arder. Arde por aí fora, sem controlo! Os incêndios, arrasam o património florestal destruindo a flora e a fauna. Todos os anos, antes da época dos fogos, são anunciados novos meios para combate aos incêndios. O que é grave, é que esses meios na prática revelam-se insuficientes. E o que é certo, é que o Estado está a contratar meios privados para ajudar no combate aos incêndios.
O oculto ministro da Administração Interna, lá surgiu pelo meio das chamas e labaredas, qual D. Sebastião, que vão lavrando a Ilha da Madeira. Foi ver in loco uma catástrofe...
Com tanto dinheiro que é (ou era) desperdiçado abusivamente por outros Ministérios, podia transferir-se os excedentes para o Ministério da Administração Interna, para arranjar meios realmente eficazes para combater os incêndios. E porque não pôr a população prisional a limpar florestas? E porque não pôr a população activa, que se encontra em casa à sombra dos subsídios de desemprego e de reinserção, a fazer trabalho comunitário, como por exemplo, vigilância de locais susceptíveis a incêndios?
Neste momento, o território português é um autêntico inferno. Para além de triste e lamentável, é uma vergonha e uma agonia ter de assistir impotente à destruição dos vários patrimónios ano após ano. Era para ontem, uma urgente reflexão!

[mais info: Público]

Sem comentários: