sábado, 28 de dezembro de 2013

Volto daqui a uns dias...


Regresso dia 1. Boas entradas em 2014.

As minhas escolhas de 2013

Literatura:


Pão com Fiambre de Charles Bukowski, editora Ulisseia


Música:


Linda Martini - Turbo Lento


Cinema:


A Vida de Adèle (caps. I e II). Um filme de Abdellatif Kechiche

Reneguem à condição de explorados

São estes, ou se estes não quiserem, serão eventualmente outros que se vão sujeitar e engrossar as contas mal amanhadas de Passos Coelho relativamente a 120 mil postos de trabalho-fantasmas. O futuro do País com este Governo tem apenas duas saídas: Desemprego ou precariedade/exploração.

[info: Público]

A China moderna


[imagem retirada do site oficial dos Mão Morta]

O fim da política de controle de natalidade na China é uma manobra estratégica por parte do governo de Pequim que visa o objectivo de aumentar a população activa, visto que as previsões para 2050 apontam para que mais de 25% da população chinesa sejam idosos com mais de 65 anos. A alteração do sistema de controle de natalidade será a conta-gotas. Mas, trata-se de uma vitória para o povo chinês, embora se perceba nitidamente o reverso da medalha.
Quanto aos campos de trabalhos forçados, é sem dúvida pela pressão dos tempos, pela evolução, pelo facto de estarmos em pleno sec. XXI e a China, como grande potência, não quer perder o comboio, tendo obrigatoriamente de se modernizar em muitos aspectos que ainda se encontram num estado arcaico. O facto de Pequim considerar os campos de trabalho supérfluos, é um sinal bastante positivo. São ventos de mudança que sopram.

[info: Público]

sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

Previsíveis e muito prováveis para 2014


A manter-se (ou a piorar) o estado das coisas, as manifestações, fenómenos que são tudo menos superficiais e transitórios, e que irão de encontro às previsões de Mário Soares, agravar-se-ão em 2014. Tudo por força do desempenho deste Governo e de quem o alimenta. A luta (inevitavelmente) continua...

[info: Público]

Em resposta ao pedido de amizade feito por Aníbal...



Fernando Vaz da Guiné diz que Cavaco foi "infantil".

A resposta do Aníbal segue dentro de momentos via Face, enfeitada com um unlike.

[info: Público]

E o buraco da Madeira soma e segue...


É um Estado dentro doutro Estado. Uma anarquia completa em termos de contas. Ignorando os apelos do Tribunal de Contas para justificarem as subvenções parlamentares, os deputados da Madeira (de todos os partidos políticos) gerem os dinheiros públicos como bem lhes apetece, inclusive, desviam essas mesmas verbas para financiar campanhas eleitorais e outros diversos fins. O TdC reclama junto dos deputados vários milhões que se têm vindo a acumular desde 2006. Recentemente, o actual líder do CDS Madeira e o antigo dirigente do PS foram condenados a pagar a módica quantia de 1050 euros cada um, por não conseguirem justificar as subvenções de 2008, 2009 e 2010. 
Enquanto a justiça for branda para este tipo de crimes, em que um sujeito que foi eleito pelos povo derrete dinheiros públicos, e ao ser obrigado a prestar contas não encontra razões plausíveis para o ter feito, sendo apenas castigado com uma multa que é uma ínfima parcela daquilo que gastou, enquanto houver este tipo de impunidades, estaremos condenados à ingovernabilidade.

[info: Público]

à sexta é com brinde!

Imbuído no espírito natalício, hoje ficam dois brindes (prendas):


Irina Shayk

Quem não gostaria de na véspera de Natal acender as velas de uma "árvore" destas?...


Irina Shayk

... E à meia-noite sermos visitados por um "pai natal" assim!

quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

Albino Aroso


Albino Aroso

Médico, Político

(1923-2013)

[fonte: Wikipédia]

"Personalidade" do ano em Portugal


Tribunal Constitucional / Juízes-Conselheiros

[info: Público]

Sobre o Papa Francisco

Este Papa tem aura. Este Papa está na moda. Este Papa dá a cara e o corpo, não se esconde no Vaticano. Francisco foi uma escolha acertada para devolver credibilidade à Igreja Católica, para exorcizar os escândalos que a envolveram (e ainda envolvem). A aposta em Francisco, serve sobretudo para limpar a imagem negativa da IC, da sua distância em relação aos fieis, da riqueza e ostentação, dos devaneios, etc. Francisco é do povo, unirá os fieis, trará mais fieis, e dirá aquilo que os fieis querem ouvir. Sem dúvida uma grande jogada de marketing do Vaticano que foi lançada no momento certo, durante o epicentro de uma crise sócio-económica à escala global.

Recados para Cavaco


É uma mensagem para Cavaco Silva e não para os portugueses. É um alerta para que o presidente não submeta para fiscalização preventiva o Orçamento de Estado 2014. Quando Passos afirma coisas do tipo "Estamos a cinco meses de terminar em Maio o Programa de Assistência. Será uma etapa decisiva da nossa recuperação. Precisaremos de todos os instrumentos que mobilizámos para concluir sem perturbações o problema." e "encerrar o programa que parecia em tempos tão distante e difícil, mas que está agora ao nosso alcance" são recados que têm como único destinatário Cavaco Silva. A pressão está agora do lado do presidente. E como Cavaco tem sido a ferramenta fundamental de suporte deste Governo, como a cumplicidade tem sido mais que muita, não existirão dúvidas de que Cavaco não vai mandar o OE 2014 para fiscalização, e que tudo o resto, como o diploma da convergência de pensões são fait-divers, um pequeno bombom para alguns portugueses, visto que até atravessamos uma quadra na qual devemos praticar alguma caridade.

[info: Público] [mais info: Público]

terça-feira, 24 de dezembro de 2013

segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Uma cassete igual a tantas outras


A mensagem de Natal do líder do PS nada traz de novo, é semelhante a tantas outras no tipo de discurso rendilhado com propaganda eleitoral. É cansativa até pelo momento que atravessamos, pois Seguro relembra-nos isso mesmo na comunicação. Não há novidades... Novidade seria se tivesse emprestado 1000 euros ao homem que conheceu na Azambuja. Ter-lhe-ia atenuado o "grande sofrimento" que é o de sustentar uma família com 200 euros p/mês. Seria uma mudança na atitude e talvez um novo rumo.

[info: Público]

memento

"O fascismo não é impedir-nos de dizer, é obrigar-nos a dizer."  Roland Barthes

sábado, 21 de dezembro de 2013

Anti-democrático e mesquinho!


Um Governo criminoso, chefiado por um fora-da-lei que, quando interpelado por um cidadão comum na Casa da Democracia (e digam-me se não será na AR o sítio mais apropriado para confrontar Passos Coelho e o seu bando, pelas atrocidades que têm cometido contra o País?) porque certamente este cidadão, ou outro qualquer, não têm oportunidade de encontrar o primeiro-ministro numa esquina qualquer para o acarear, é expulso da Casa da Democracia e constituído arguido por que teve liberdade para pedir explicações a Passos Coelho. A atitude do primeiro-ministro é anti-democrática e mesquinha.

[info: Público]

"Reformado do Estado em part-time"


(capa do DN, 21/12/2013)

O "vice" tem com cada uma... Não sei se fique deprimido se ria até me doer a barriga. Estou nesta ambiguidade, na fronteira da bipolaridade. Mas Paulo Portas não tem que criar a figura do "Reformado do Estado em part-time" por que essa figura já existe, já foi criada, e até, inclusive, há muitas figuras dessas no País. Em Portugal, a figura do "Reformado do Estado em part-time" encontra expressão máxima no presidente Aníbal.

sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

à sexta é com brinde!


Liliana Queirós

Awake on my airplane
Awake on my airplane
My skin is bare
My skin is theirs
Awake on my airplane
Awake on my airplane
My skin is bare
My skin is theirs

I feel like newborn
And I feel like a newborn
Awake on my airplane
Awake on my airplane
I feel so real

Could you take my picture
Cause I won't remember
Could you take my picture
Cause I won't remmeber
Could you take my picture
Cause I won't remember
Could you take my picture
Cause I won't remember - yeah

I don't believe in
I don't believe in your sanctity your prophecy
I don't believe inI don't believe in sanctity or hipocrisy
Can everyone agree that no one should be left alone
Can everyone agree that they should not be left alone
And I feel like a newborn
And I feel like a newborn (kicking and screaming)...


(música: Filter; letra: Take A Picture)

quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

TC ao poder!


Deveria ser o Tribunal Constitucional a governar este País, e não um qualquer badameco que chega ao poder sem saber nada de nada, que andou uma vida inteira encostado ao partido, que nos entretantos mergulhou em negócios obscuros com os seus sócios, e que não serve os interesses dos cidadãos que o elegeram mas antes os interesses de vastíssimos lobbies, senão estes, como o eleito é uma figura medíocre, descartam-no no deslize seguinte. Isto serve para o presente, mas também serve de aviso para futuros predadores e escroques políticos. Está na hora destes incompetentes irem para a rua.
Aplaudo de pé o chumbo! Parabéns TC e obrigado! Durão Barroso, Mario Draghi, troika, Merkel, Lagarde, Governo e apêndices: Vão todos para o caralho! Façam-se à estrada!

[info: Público]

quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Um mix de comédia & política


(capa do jornal i, 18/12/2013)

Já há sketches cómicos e stand-up comedy a mais na política.

A herança dux


Isto de pertencer à União Europeia já teve melhores dias. E se houve prós, também há o reverso da medalha, os contras. Lampedusa é um tema amargamente delicado para os italianos. Mas apesar das atenções da comunidade internacional (que deveria estar mais empenhada no drama) estarem viradas para a ilha, de quando em vez os italianos mostram a sua raça, os seus genes mussolinescos. Gostam de demonstrar todo o peso da sua história e da sua herança. Nós em Portugal temos a fama de receber bem. Os tempos vão mudando (infelizmente para pior) e vão surgindo algumas dificuldades para manter essa tradição. Ainda assim, não temos a capacidade dos italianos para receber refugiados da forma como estes foram recebidos. Se tivéssemos recebido os Sírios que foram deportados da Guiné-Bissau desta forma animalesca, teríamos sido imediatamente crucificados. 

[info: Público]

[mais info: Público]

terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Só assim para reflectir...


A América do Republicano Bush e do Democrata Nobel(íssimo) da Paz Barack Obama.

Disseminem, disseminem o link: http://drones.pitchinteractive.com/

[imagem e link retirados do blogue Der Terrorist]

Uma questão de timmings


Passos Coelho (ao contrário de ir para a televisão dar entrevistas estranhas onde ocupa o tempo e o espaço da entrevista com vacuidades, inutilidades e futilidades) bem podia oferecer como prenda no sapatinho dos portugueses uma entrevista onde explicasse sem rodeios e sem mentiras o que é que se vai passar no futuro logo imediato ao "além-troika". É por que isto de sermos sempre os últimos a saber mas sermos sempre os mesmos a ser sacrificados já está um bocado démodé. O Governo insiste num discurso optimista que não se ajusta exactamente com os "recadinhos" de quem faz as avaliações e de quem empresta o dinheiro... Sabendo nós que o Executivo tem sido um bom aluno, que cumpre cegamente e escrupulosamente as directrizes da troika (e se não cumpre mais é porque o TC não deixa) até quando vamos permanecer na dúvida quanto ao que este Governo (que mal ou bem foi eleito pelo povo) pretende para o País? Até por que parece que não restam grandes dúvidas acerca do que vai ser o futuro imediato para lá da troika, não será preciso fazer um desenho para nos explicarem (porque inevitavelmente vão ter de nos explicar) do que é que estão à espera? Ah, tá bem! Depende de uma conjugação de timmings. Aqueles joguinhos de cintura que são típicos destes e de outros governantes mas que acabam inevitavelmente por lixar sempre o mexilhão. Aguardemos...

[info: Público]

segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Mais um capítulo da austeridade

É incrível a pressão que se faz ao Tribunal Constitucional sob as mais variadíssimas formas, algumas engenhosas, outras manhosas e ainda outras subtis. Há uma concertação muito elaborada entre o Governo português e a troika para pôr em cheque o órgão soberano que é o TC. Há muita informação negativa e contra-informação para baralhar. Há a troika que insiste que Portugal deve baixar os salários, depois vem a senhora Lagarde com paninhos quentes para acalmar o pavor, a angústia e a incerteza causados por discursos mais endurecidos, pelo meio, o Governo tenta dar uma pálida imagem duma atitude e postura de resistência para com a troika que depois não se coaduna com aquilo que realmente faz ao País... Os capítulos sobrepõem-se uns aos outros com demasiados intervenientes a interferir, cada qual com a opinião que de momento lhe interessa, mas sobretudo com o claro objectivo de deixar este povo de rastos. Já o disse aqui: O Tribunal Constitucional é a linha (ténue) que nos separa e ainda protege do descalabro total.

[info: Público]
  

Branquinho-sujinho


Já não surpreendem a quantidade de actividades ilícitas em que membros deste Governo estão envolvidos. Este Governo é uma famiglia, uma camorra com tentáculos por tudo o que é negócios obscuros e concursos de fachada. O que surpreende é a passividade da Justiça e a impunidade destes mafiosos.

[info: Público]

memento

"Muitos são orgulhosos por causa daquilo que sabem; face ao que não sabem, são arrogantes."  Joahann Goethe

domingo, 15 de dezembro de 2013

sábado, 14 de dezembro de 2013

Pesos-Pesados




Guerra E Paz (vols. I e II) de Lev Tolstoi, edição Relógio D´Água, tradução de António Pescada.

quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Encerrados por excesso de lotação!

Aplaudo a atitude do Governo e da TAP em cancelar vôos para a Guiné-Bissau, um país que é governado pelo narco-tráfico e especialista no esquema de passaportes ilegais. O que é que a Guiné-Bissau tem para oferecer a Portugal senão corrupção? Resta apurar se no meio desses cidadãos sírios que foram empurrados de Bissau para cá, não vinham extremistas radicais com o objectivo de estender bases de operacionalidade.
Nada tenho contra refugiados, sobretudo refugiados de guerra, mas há que criar condições para os ter cá. E nós, neste momento, olhando para o panorama de certas famílias portuguesas, pela falta de recursos e pela precariedade em que vivem, juntando milhares de imigrantes de leste, do Brasil e de África, se formos sérios e fizermos um levantamento de quantos é que produzem para o País e de quantos é que vivem à sombra de subsídios vários e de esquemas surrealistas para sobreviverem (porque não há emprego, ou aquele que há é para serem explorados) chegamos à brilhante conclusão de que os sírios não são bem-vindos. 

[info: Público]

quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

105


Infelizmente uns partem e deixam saudades, mas os que ficam ainda são suficientes para nos fazerem sonhar e ir atenuando a dor infligida pela lei da vida
Quero aqui assinalar mais um aniversário de Manoel de Oliveira. O cineasta celebra hoje 105 anos... uma idade bonita! Parabéns! Saúde para continuar a filmar, Mestre.

[info: Público]

Nadir Afonso


Nadir Afonso

Arquitecto, Pintor

(1920-2013)

[fonte: Wikipédia]

terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Coisas que espantariam Orwell


A comunidade internacional tem de olhar para esta situação que se tornou num horrível hábito e pressionar até atingir um objectivo que deve passar por uma declaração universal sobre privacidade na Internet, pressionando os EUA a assiná-la e a respeitá-la. Mas não só os EUA, a China e a Rússia também medem forças com os americanos na espionagem informática, um fenómeno sério e grave que devassa a privacidade de qualquer um.

[info: Público]

Erros que se têm pago caros


É o que dá metermos-nos com estranhos. Quando a desgraça bate à porta parecemos baratas tontas e histéricas, sem saber que rumo tomar. Pede-se auxílio a gente que não tem conhecimento nenhum da realidade do País, que só olha para números e contas e por vezes mal. O resultado é a catástrofe que se tem visto, independentemente dos discursos optimistas do Governo que apenas devem convencer o próprio Governo.

[info: Público]

segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Vigilância apertada a longo prazo


Depois de acabar o programa de resgate em Junho de 2014 (na melhor das hipóteses - sem apoios suplementares) ainda estaremos mais 22 anos(!) sobre controle da troika, para eles asseverarem que nós pagamos tudo até ao último cêntimo... com juros e comissões!

[info: Público]

memento

"Quando penso no passado, no tipo de coisas que me fizeram, sinto-me furioso, mas, mais uma vez, isso é apenas um sentimento. O cérebro sempre domina e diz-me: tens um tempo limitado de estada na Terra e deves tentar usar esse período para transformar o teu país naquilo que desejas."  Nelson Mandela

domingo, 8 de dezembro de 2013

Costela de tuga

No meio dos destroços e dos escombros provocados pela crise, surgem sempre os oportunistas que como vampiros ou sanguessugas se aproveitam dos desgraçados debilitados economicamente e financeiramente. Estes parasitas que se multiplicam em igual número que os pobres, espalham o terror praticando a extorsão... De repente fiquei a pensar se estava a escrever um argumento para um filme qualquer, tendo como pano de fundo um qualquer país do leste europeu ou da América latina. Mas não, este é o país real. É Portugal no seu esplendor miserável e terceiro-mundista, são os bastidores e o bas-fond de um país corrupto, sujo, porco, que sempre existiu, mas que agora é mais evidente, mais visível, pelo forte contributo do desgoverno e da anarquia a que foi submetido durante anos.

[info: Público]

Contra as forças do mal, manifestar manifestar


(foto: agência Reuters, via Público)

Um milhão em marcha contra o Governo, em Kiev na Ucrânia.

[info: Público]

[mais info: Público]

A verdade vem sempre ao de cima!


Embora não sendo novidade nenhuma, é bom termos um político a exorcizar os seus (e de outros) demónios em forma de livro. Os "estudos", os alertas, são para ter em conta. Mas o medo de perder popularidade, votos e eleições, encontra na política do deixa andar uma arma valiosa. Muito mais tarde, outros apanharão a merda, e nós até somos condecorados pelos serviços de excelência prestados à nação e publicamos um livro de memoires.

[info: Público]